quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Colocação Pronominal











Os pronomes oblíquos ÁTONOS podem assumir 3 posições em torno do verbo:


PRÓCLISE - antes do verbo.
Geralmente, ocorre em orações que apresentam:


1- conjunção subordinativa (a que liga 2 orações dependentes)

Quando te vi / chorei muito.


2- palavras interrogativas/exclamativas (quem, quando, quanto etc.)

Quem te deu esse tênis?


3- palavras de sentido negativo (nunca, nada, nunca, ninguém etc.)

Não me convidaram.


4- advérbio

Aqui (adv. lugar) se resolvem as diferenças.


Caso haja vírgula depois do advérbio, use a ênclise:

Assim, resolveram-se as diferenças.
(adv. de modo)


5- pronome relativo

Não encontrei o restaurante que me indicaram.


6- pronome indefinido (tudo, nada, um, outro, algum, nenhum etc.)

Tudo se desfez.


7 - gerúndio (se o verbo no gerúndio vier precedido pela preposição "em")

Em se tratando de moda, tudo é possível.


8 - infinitivo pessoal precedido de preposição
Não te culpo por te orgulhares de seus filhos.



MESÓCLISE - no meio do verbo.
Só ocorrem quando o verbo estiver no:

futuro do pretérito do indicativo

Convidar-te-ia para dar uma volta pela cidade, se você fosse solteiro.


futuro do presente
Convidar-me-ão para a festa.


MAS cuidado! Se os verbos nesses tempos verbais vierem precedidos de pronome pessoal do caso reto ou de alguma palavra que exija a próclise, vale a próclise:

Sempre (adv. de tempo) te selecionarão para a vaga.

Elas (pron. pessoal do caso reto) me chamarão para sair.


ÊNCLISE - depois do verbo.

Ocorre quando:

1 - o verbo está no gerúndio

Escreveu o livro, mudando-o aos poucos.


2 - o verbo está no início da frase

Estuda-se muito na Alemanha.


3 - o verbo está no infinitivo impessoal

Esfregue bem as roupas antes de lavá-las.
(lavar + elas)

4 - o verbo está no imperativo afirmativo
Soldados, apresentem-se imediatamente.


LOCUÇÕES VERBAIS

- depois do verbo auxiliar, pode-se usar o hífen ou não:

Vou-te amar muito.
Vou te amar muito.

- verbo principal no gerúndio

Estava-me acalentando.
Estava acalentando-me.

- verbo principal no infinitivo

Posso-lhe presentear.
Posso presentear-lhe.


- verbo no particípio
Tenho-lhe agradecido.
Eu lhe tenho agradecido.

Obs.: Jamais o pronome átono ficará depois do particípio. Porém, o pronome poderá vir antes ou depois do verbo auxiliar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário